De kk2011

Main: Linguagem Primeiro A Pessoa

linguagem em primeiro a pessoa [1]

pra falar das nossas identidades, falamos de todas!

queremos linguagem em primeiro a pessoa. o pensamento segue um fluxo muito tranqüilo no caminho entre ouvir um diagnóstico – um rótulo! – e os estereótipos associados a ele. interromper esse fluxo tranqüilo com um pouco de humanidade é bom!

queremos oportunidades abrangentes e iguais e sempre-em-expansão. para todxs.

queremos nos orgulhar do nosso movimento e ser aceitx dentro dele. não faz sentido esconder ou classificar nossas deficiências em mais ou menos aceitáveis, em mais ou menos dignas (e queremos uma sociedade que compartilhe desses valores e valorize as diferenças – e queremos agora!)

achamos que a discriminação de pessoas com deficiência – e todo tipo de discriminação – é um problema de todxs e discriminar outras pessoas (com ou sem deficiência) não é uma solução.

achamos que a diversidade que-não-abrange-pessoas-com-deficiência não é diversa.

queremos respeito e linguagem respeitosa em todas as esferas de diálogo e queremos dialogar em todas elas. queremos acesso e pertencimento – para todxs.

queremos pertencer aqui e lá. a grupos específicos, que formamos para compartilhar nossas experiências específicas, e a grupos abrangentes-sensíveis-expansivos. queremos estar também nas coalisões de grupos, junto de pessoas com deficiências diferentes das minhas.

queremos optar por festas, pic-nics, passeios, reuniões e escolas inclusivas.

queremos que as pessoas sejam únicas. e que pertençam.

e não estamos pedindo demais.


[1] traduzido e adaptado do texto person-first language

Originário de http://kk2011.confabulando.org/index.php/Main/LinguagemPrimeiroAPessoa
Pagina modificada em 23 de June de 2008, às 19h40