De kk2011

Main: Nepantla Rosario E As Vozinhas

nepantla rosário e as vo(i)zinhas

nepantla é uma palavra nahuatl para tierra de en medio, lugar não-lugar. rosario castellanos usou essa palavra para falar de sua existência precária, de onde escrevia. e, desde nepantla, ela diz:

No, no es la solución
tirarse bajo un tren como la Ana de Tolstoy
ni apurar el arsénico de Madame Bovary
ni aguardar en los páramos de Avila la visita
del ángel con venablo
antes de liarse el manto a la cabeza
y comenzar a actuar.

Ni concluir las leyer geométricas, contando
las vigas de la celda de castigo
como lo hizo Sor Juana. no es la solución
escribir, mientras llegan las visitas,
en la sala de estar de la familia Austen
ni encerrarse en el ático
de alguna residencia de la Nueva Inglaterra
y soñar, con la Biblia de los Dickinson,
debajo de una almohada de soltera.

Debe haber otro modo...

Otro modo de ser humano y libre

Otro modo de ser



a tarefa de dizer-nos, desde e contra a existência precária, nunca estará finalizada. porque são tantas as histórias que podemos criar daqui. aqui é nepantla e otro modo de ser são muitas coisas. sempre nos faltou o sentido da história. padacemos de falta de continuidade. queremos registrar um passado que negamos, necessitamos construir um passado para possuir um futuro. o que quero dizer a rosario é que eu mesma invento nepantla e faço a invenção desaparecer derrepente, dando lugar a outra, ou a nenhuma, ou a quantas for necessário para satisfazer – ou confundir – as pessoas que não sabem como é viver aqui.

em nepantla são muitas as possibilidades – falo muito porque puxei minhas vozinhas, que tagarelavam para confundir o ouvinte – emudeço porque as outras voizinhas emudeciam como forma de protesto e meditação. sabia que, para elas, meditação e protesto se confundiam? sim, eram muito sabidas! – a ironia eu puxei de vozinhas de outro lugar, agora não me lembro o nome de lá – ah sim, dessas eu tenho notícias, mas não herdei nada delas – aquelas outras eram muito pacientes e outras ainda me ensinaram a ser feliz em segredo. veja só! – aquela tinha um vestido feito de céu, era muito especial – lá éramos guerreiras – é por isso mesmo que sou assim – é por isso que sou assado – é por isso que amanhã não sou mais. otro modo de ser é outro modo de ligar-se às vozinhas e inventá-las a nosso gosto. e assassiná-las quando preciso!

eu gosto de viver nepantla. nepantla é a parte da existência precária onde eu me sinto feliz.

Originário de http://kk2011.confabulando.org/index.php/Main/NepantlaRosarioEAsVozinhas
Pagina modificada em 28 de April de 2013, às 15h06