De kk2011

Main: Reducao De Danos

rascunho rascunhíssimo: aqui pensando num roteiro de oficina de redução de danos: práticas cotidianas de violência entre nós e saídas menos danosas para todas.

perguntas detonadoras de debate / reflexão / conversa

você já sentiu medo de uma mulher?
você já provocou medo em outra mulher?
quando uma pessoa sente medo / se sente agredida / se sente intimidada por outra, em qual das duas está localizado o fator que desperta medo / o fator que fez com que uma se sentisse agredida ou intimidada? (podem ser três perguntas diferentes, cada vez com um dos termos: medo, agressão, intimidação, porque há sutilezas importantes entre eles)
você sabe demonstrar forçar?
você sabe quando alguém está demonstrando força?
quando alguém demonstra que pode usar força contra outra pessoa, é violência? é ameaça? ameaça é violência?

porque ter dúvida, se é tão óbvio? posturas corporais / atitudes / jeitos que significam agressividade / violência

dinâmica em que duas mulheres simulam formas diferentes de dizer diferentes coisas, na frente das outras mulheres que assistem e sinalizam levantando uma ou outra cor ou alguma coisa que dê intensidade (tipo algo com som), alguma coisa que cada uma das que estão assistindo possam fazer para sinalizar se houve ou não houve agressão. acho que serve para mostrar como o entendimento sobre o que é uma postura agressiva ou violenta é muito compartilhado e pouco subjetivo.

pensei em algo com apitos! uma dupla faz a performance, as que assistem cada uma têm um apito e apitam maio ou menos fraco sinalizando se na performance viram mais ou menos agressão. acho que o efeitos dos apitos pode ser bem interessante, tanto porque remente ao uso mesmo do apito como estratégia de autodefesa já usada em outros lugares (recife!!! por exemplo) tanto porque é possível gerar intensidade, apito fraquinho, apito fortão e é algo discreto então não dá pra dar aquela 'roubadinha' olhando pra amiga do lado pra ver se ela achou agressivo ou não.

as frases podem ser do tipo "estou muito chateada com você", "não gostei do que você fez", "não concordo com o que você disse", "não

saídas dígnas pra atitudes equivocadas: porque é tão dificil reconhecer / admitir? / se desculpar?

que danos internos e externos as agressividades geram? (por exemplo: as amigas nunca dizem o que realmente pensam para você porque têm medo)


essa lista poderia ser pensada coletivamente durante a oficina, ou então apresentada feita de antes, pensei até que seria legal fazer uma "pré-oficina" invés de "oficina". uma oficina de construir essa oficina.

Originário de http://kk2011.confabulando.org/index.php/Main/ReducaoDeDanos
Pagina modificada em 20 de May de 2011, às 00h01