kk2011

Mudanças Recentes - Buscar:



editar

Como Fazer Uma Tela De Serigrafia

oi!

costuma-se chamar tela de serigrafia uma tela assim: tecido sintético esticado num bastidor (estrutura de madeira, como uma moldura). esse tecido sintético tem alguns 'poros' (os buraquinhos do tecido) obstruídos e outros desobstruídos.

o objetivo final é colocar essa tela sobre uma superfície qualquer (uma camiseta ou adesivos, por exemplo) e fazer passar tinta pelos seus poros com ajuda de um rodinho (ou de alguma outra ferramenta que espalhe tinta sobre a tela e ajude a forçar a passagem pelos poros da tela). a tinta não passará pelos poros obstruídos, assim é possível fazer um desenho composto de poros obstruídos (não passa tinta) e desobstruídos (passa tinta). o que vai aparecer na camiseta -- ou outra superfície escolhida -- é o negativo do desenho na tela.

algumas conclusões muito legais que já podemos tirar até aqui:

1 - é possível fazer telas de serigrafia nas formas mais variadas, já que é possível construir um 'bastidor' da forma que você quiser - com isso quero dizer que a tela não precisa ter a forma de uma moldura padrão, pode ter a forma de uma estrela, pode ser oval... desde que o tecido fique bem esticadinho nela.
2 - é possível fazer serigrafia sobre inúmeras superfícies, já que você pode usar tintas diferentes adequadas para superfícies diferentes.
por exemplo, uma vez eu fui numa oficina profissional de serigrafia que tinha uma tela para fazer serigrafia num mouse. o bastidor tinha sido construído de forma que o tecido esticado tivesse o formato do mouse, foi construído um rodinho adequado para o mouse (com a borrachinha curva) e a tinta usada era apropriada para aderir ao material do mouse e era branca! (não são muitos os métodos de impressão que possibilitam o uso de tinta branca).

continuando:

existem várias formas para obstruir os poros da tela e você pode criar métodos próprios.

um método muito simples é usar verniz, seladora ou mesmo cola branca não lavável (não solúvel em água). você pode fazer um desenho, à lápis por exemplo, na tela e depois cobrir o desenho pintando a tela com cola branca, selando os poros por onde você não quer que a tinta passe.

existe um método mais sofisticado e preciso que é 'revelar' um desenho por meio de um método de revelação fotográfica. para isso você precisa de um desenho impresso em papel translúcido (você pode imprimir num papel comum e depois passar óleo no papel para ele ficar translúcido). aí você passa uma emulsão fotossensível na tela e depois expõe a tela à luz com o desenho por cima. a emulsão vai endurecer nos locais que ficarem exposto à luz e isso vai obstruir os poros da tela. as partes expostas à luz são aquelas que eram as partes não-pretas do desenho impresso em papel translúcido (por isso que o papel precisa ser translúcido. translúcido = que passa luz).

existem algumas especificidades desse método que eu não lembro direito, porque prefiro o primeiro método. são especificidades sobre o tempo de exposição à luz e coisas assim. também sei que é necessária uma mesa de luz (que pode ser construída em casa. é basicamente uma caixa de madeira com lâmpadas dentro). enfim, existem laboratórios sofisticadíssimos para revelação de telas de serigrafia, mas é super possível fazer tudo em casa ou mesmo ao ar livre, sem precisar de um quarto completamente escuro para revelação (eu já vi isso acontecer e dá certo!). a principal dica que eu quero dar sobre revelar telas é: se você achar algum tutorial por aí que fala de quartos de revelação super fechados e tudo mais, não se preocupe. aproveite as informações sobre tempo de exposição à luz e faça no seu banheiro, sala, quarto -- eu arriscaria até a varanda ou qualquer outro lugar ao abrigo do sol.

sobre o tecido sintético que será esticado para formar a tela: você pode usar diversos tecidos desde que não estiquem (com laicra não rola). o tecido preferido de quem usa o método de revelação é o nailon, porque ele tem os poros muito pequenos, e a impressão do desenho vai ser mais precisa e fiel ao desenho original. fazendo uma comparação com a tela de computador, a "resolução" do nailon é melhor (mais buraquinhos por centímetro quadrado = mais pixels por centímetro quadrado). um tecido que não tem a "resolução" tão bom e que costuma ser bem mais barato que o nailo e mais barato que outros tecidos comuns é o voal, um tecido que é muito usado para fazer forro de cortina. dá super certo.

com ajuda de um grampeador de madeira você granpeia o tecido no bastidor esticando bem, fazendo uma tela com tecido bem esticadinho. uma boa dica para esticar bem o tecido é molhar ele antes, assim quando ele secar vai ficar mais esticado. :)

quando você não quiser mais usar essa tela, pode esticar outro tecido nela e fazer novos desenhos. também existem métodos para desobstruir os poros fechados das telas reveladas, eu não sei direito se funciona bem ou não.

um grande abraço, boa sorte e compartilhe suas telas e desenhos!

Editar - Histórico - Imprimir - Mudanças Recentes - Buscar
Pagina modificada em 13 de May de 2008, às 20h25