kk2011

Mudanças Recentes - Buscar:



editar

Como Fazer Uma Tela De Serigrafia

História de Main.ComoFazerUmaTelaDeSerigrafia

Ocultar edições insignificantes - Mostrar mudanças do conteúdo

13 de May de 2008, às 20h25 por 200.168.36.142 -
Linhas 5-6 mudadas de
o objetivo final é colocar essa tela sobre uma superfície qualquer (uma camiseta ou adesivos, por exemplo) e fazer passar tinta pelos seus poros com ajuda de um rodinho (ou de alguma outra ferramenta que espalhe tinta sobre a tela e ajude a forçar a passagem pelos poros da tela). a tinta não passará pelos poros obstruídos, assim é possível fazer um desenho composto de poros obstruídos e desobstruídos na tela. o que vai aparecer na camiseta -- ou outra superfície escolhida -- é o negativo do desenho na tela.
para:
o objetivo final é colocar essa tela sobre uma superfície qualquer (uma camiseta ou adesivos, por exemplo) e fazer passar tinta pelos seus poros com ajuda de um rodinho (ou de alguma outra ferramenta que espalhe tinta sobre a tela e ajude a forçar a passagem pelos poros da tela). a tinta não passará pelos poros obstruídos, assim é possível fazer um desenho composto de poros obstruídos (não passa tinta) e desobstruídos (passa tinta). o que vai aparecer na camiseta -- ou outra superfície escolhida -- é o negativo do desenho na tela.
Linhas 9-10 mudadas de
-> 1 - '''é possível fazer telas de serigrafia nas formas mais variadas, já que é possível pode construir um 'bastidor' da forma que você quiser''' - [-com isso quero dizer que a tela não precisa ter a forma de uma moldura padrão, pode ter a forma de uma estrela, pode ser oval... desde que o tecido fique bem esticadinho nela.-]
para:
-> 1 - '''é possível fazer telas de serigrafia nas formas mais variadas, já que é possível construir um 'bastidor' da forma que você quiser''' - [-com isso quero dizer que a tela não precisa ter a forma de uma moldura padrão, pode ter a forma de uma estrela, pode ser oval... desde que o tecido fique bem esticadinho nela.-]
Linhas 13-14 mudadas de
-> por exemplo, uma vez eu fui numa oficina de serigrafia que tinha uma tela para fazer serigrafia num mouse. o bastidor tinha sido construído de forma que o tecido esticado tivesse o formato do mouse, foi construído um rodinho adequado para o mouse (com a borrachinha curva) e a tinta usada era apropriada para aderir ao material do mouse e era branca! (não são muitos os métodos de impressão que possibilitam o uso de tinta branca).
para:
-> por exemplo, uma vez eu fui numa oficina profissional de serigrafia que tinha uma tela para fazer serigrafia num mouse. o bastidor tinha sido construído de forma que o tecido esticado tivesse o formato do mouse, foi construído um rodinho adequado para o mouse (com a borrachinha curva) e a tinta usada era apropriada para aderir ao material do mouse e era branca! (não são muitos os métodos de impressão que possibilitam o uso de tinta branca).
12 de May de 2008, às 14h50 por 200.168.36.142 -
Linhas 31-33 mudadas de
um grande abraço e boa sorte!

boa sorte,
e compartilhe seus desenhos!
para:
um grande abraço, boa sorte e compartilhe suas telas e desenhos!
12 de May de 2008, às 14h49 por 200.168.36.142 -
Linhas 3-6 mudadas de
costuma-se chamar ''tela de serigrafia'' uma tela de tecido sintético esticada num bastidor de madeira qualquer onde o tecido sintético tem alguns 'poros' (os buraquinhos do tecido) obstruídos.

o objetivo final é colocar essa tela sobre uma superfície qualquer (
uma camiseta ou adesivos, por exemplo) e fazer passar tinta pelos seus poros com ajuda de um rodinho (ou de uma tampa de fita kt se a tela for reta). a tinta não passará pelos poros obstruídos, assim é possível fazer um desenho composto de poros obstruídos e desobstruídos na tela. o que vai aparecer na camiseta -- ou outra superfície escolhida -- é o negativo do desenho na tela.
para:
costuma-se chamar ''tela de serigrafia'' uma tela assim: tecido sintético esticado num bastidor (estrutura de madeira, como uma moldura). esse tecido sintético tem alguns 'poros' (os buraquinhos do tecido) obstruídos e outros desobstruídos.

o objetivo final é colocar essa tela sobre
uma superfície qualquer (uma camiseta ou adesivos, por exemplo) e fazer passar tinta pelos seus poros com ajuda de um rodinho (ou de alguma outra ferramenta que espalhe tinta sobre a tela e ajude a forçar a passagem pelos poros da tela). a tinta não passará pelos poros obstruídos, assim é possível fazer um desenho composto de poros obstruídos e desobstruídos na tela. o que vai aparecer na camiseta -- ou outra superfície escolhida -- é o negativo do desenho na tela.
Linhas 9-12 mudadas de
-> 1 - '''é possível fazer telas de serigrafia de inúmeras formas, já que o 'bastidor' pode ter a forma que você quiser'''.

-> 2 -
'''é possível fazer serigrafia sobre inúmeras superfícies, já que você pode usar tintas diferentes adequadas para a superfície que escolher'''.
para:
-> 1 - '''é possível fazer telas de serigrafia nas formas mais variadas, já que é possível pode construir um 'bastidor' da forma que você quiser''' - [-com isso quero dizer que a tela não precisa ter a forma de uma moldura padrão, pode ter a forma de uma estrela, pode ser oval... desde que o tecido fique bem esticadinho nela.-]

-> 2 - '''é possível fazer serigrafia sobre inúmeras superfícies, já que você pode usar tintas diferentes adequadas para superfícies diferentes
'''.
11 de May de 2008, às 23h13 por 201.20.227.123 -
Linhas 3-4 mudadas de
costuma-se chamar 'tela de serigrafia' uma tela de tecido sintético esticada num bastidor de madeira qualquer onde o tecido sintético tem alguns 'poros' (os buraquinhos do tecido) obstruídos.
para:
costuma-se chamar ''tela de serigrafia'' uma tela de tecido sintético esticada num bastidor de madeira qualquer onde o tecido sintético tem alguns 'poros' (os buraquinhos do tecido) obstruídos.
Linhas 9-12 mudadas de
-> 1 - é possível fazer telas de serigrafia de inúmeras formas, já que o 'bastidor' pode ter a forma que você quiser.

-> 2 - é possível fazer serigrafia sobre inúmeras superfícies, já que você pode usar tintas diferentes adequadas para a superfície que escolher.
para:
-> 1 - '''é possível fazer telas de serigrafia de inúmeras formas, já que o 'bastidor' pode ter a forma que você quiser'''.

-> 2 - '''é possível fazer serigrafia sobre inúmeras superfícies, já que você pode usar tintas diferentes adequadas para a superfície que escolher'''.
Linhas 17-24 mudadas de
existem várias formas para obstruir os poros da tela e você pode criar métodos próprios.

um método muito simples é usar verniz, seladora ou mesmo cola branca não lavável (não solúvel em água). você pode fazer um desenho, à lápis por exemplo, na tela e depois cobrir o desenho pintando a tela com cola branca, selando os poros por onde você não quer que a tinta passe.

existe um método mais sofisticado e preciso que é 'revelar' um desenho por meio de um método de revelação fotográfica. para isso você precisa de um desenho impresso em papel translúcido (você pode imprimir num papel comum e depois passar óleo no papel para ele ficar translúcido). aí você passa uma emulsão fotossensível na tela e depois expõe a tela à luz com o desenho por cima. a emulsão vai endurecer nos locais que ficarem exposto à luz e isso vai obstruir os poros da tela. as partes expostas à luz são aquelas que eram as partes não-pretas do desenho impresso em papel translúcido (por isso que o papel precisa ser translúcido. translúcido = que passa luz).

existem algumas especificidades desse método que eu não lembro direito, porque prefiro o primeiro método. são especificidades sobre o tempo de exposição à luz e coisas assim. também sei que é necessária uma mesa de luz (que pode ser construída em casa, é basicamente uma caixa de madeira com lâmpadas dentro). enfim, existem laboratórios sofisticadíssimos para revelação de telas de serigrafia, mas é super possível fazer tudo em casa ou mesmo ao ar livre, sem precisar de um quarto completamente escuro para revelação (eu já vi isso acontecer e dá certo!). a principal dica que eu quero dar é: se você achar algum tutorial por aí que fala de quartos de revelação super fechados e tudo mais, não se preocupe. aproveite as informações sobre tempo de exposição à luz e faça no seu banheiro, sala, quarto -- eu arriscaria até a varanda ou qualquer outro lugar ao abrigo do sol.
para:
existem várias formas para obstruir os poros da tela e '''você pode criar métodos próprios'''.

'''um método muito simples''' é usar verniz, seladora ou mesmo cola branca não lavável (não solúvel em água). você pode fazer um desenho, à lápis por exemplo, na tela e depois cobrir o desenho pintando a tela com cola branca, selando os poros por onde você não quer que a tinta passe.

existe '''um método mais sofisticado''' e preciso que é 'revelar' um desenho por meio de um método de revelação fotográfica. para isso você precisa de um desenho impresso em papel translúcido (você pode imprimir num papel comum e depois passar óleo no papel para ele ficar translúcido). aí você passa uma emulsão fotossensível na tela e depois expõe a tela à luz com o desenho por cima. a emulsão vai endurecer nos locais que ficarem exposto à luz e isso vai obstruir os poros da tela. as partes expostas à luz são aquelas que eram as partes não-pretas do desenho impresso em papel translúcido (por isso que o papel precisa ser translúcido. translúcido = que passa luz).

existem algumas especificidades desse método que eu não lembro direito, porque prefiro o primeiro método. são especificidades sobre o tempo de exposição à luz e coisas assim. também sei que é necessária uma mesa de luz (que pode ser construída em casa. é basicamente uma caixa de madeira com lâmpadas dentro). enfim, existem laboratórios sofisticadíssimos para revelação de telas de serigrafia, mas é super possível fazer tudo em casa ou mesmo ao ar livre, sem precisar de um quarto completamente escuro para revelação (eu já vi isso acontecer e dá certo!). '''a principal dica que eu quero dar sobre revelar telas é''': se você achar algum tutorial por aí que fala de quartos de revelação super fechados e tudo mais, não se preocupe. aproveite as informações sobre tempo de exposição à luz e faça no seu banheiro, sala, quarto -- eu arriscaria até a varanda ou qualquer outro lugar ao abrigo do sol.

'''sobre o tecido sintético que será esticado para formar a tela''': você pode usar diversos tecidos desde que não estiquem (com laicra não rola). o tecido preferido de quem usa o método de revelação é o nailon, porque ele tem os poros muito pequenos, e a impressão do desenho vai ser mais precisa e fiel ao desenho original. fazendo uma comparação com a tela de computador, a [="resolução"=] do nailon é melhor (mais buraquinhos por centímetro quadrado = mais pixels por centímetro quadrado). um tecido que não tem a [="resolução"=] tão bom e que costuma ser bem mais barato que o nailo e mais barato que outros tecidos comuns é o voal, um tecido que é muito usado para fazer forro de cortina. dá super certo.

com ajuda de um grampeador de madeira você granpeia o tecido no bastidor esticando bem, fazendo uma tela com tecido bem esticadinho. '''uma boa dica para esticar bem o tecido''' é molhar ele antes, assim quando ele secar vai ficar mais esticado. :)

quando você não quiser mais usar essa tela, pode esticar outro tecido nela e fazer novos desenhos. também existem métodos para desobstruir os poros fechados das telas reveladas, eu não sei direito se funciona bem ou não.

um grande abraço e boa sorte!
11 de May de 2008, às 23h03 por 201.20.227.123 -
Linhas 17-25 mudadas de
para:
existem várias formas para obstruir os poros da tela e você pode criar métodos próprios.

um método muito simples é usar verniz, seladora ou mesmo cola branca não lavável (não solúvel em água). você pode fazer um desenho, à lápis por exemplo, na tela e depois cobrir o desenho pintando a tela com cola branca, selando os poros por onde você não quer que a tinta passe.

existe um método mais sofisticado e preciso que é 'revelar' um desenho por meio de um método de revelação fotográfica. para isso você precisa de um desenho impresso em papel translúcido (você pode imprimir num papel comum e depois passar óleo no papel para ele ficar translúcido). aí você passa uma emulsão fotossensível na tela e depois expõe a tela à luz com o desenho por cima. a emulsão vai endurecer nos locais que ficarem exposto à luz e isso vai obstruir os poros da tela. as partes expostas à luz são aquelas que eram as partes não-pretas do desenho impresso em papel translúcido (por isso que o papel precisa ser translúcido. translúcido = que passa luz).

existem algumas especificidades desse método que eu não lembro direito, porque prefiro o primeiro método. são especificidades sobre o tempo de exposição à luz e coisas assim. também sei que é necessária uma mesa de luz (que pode ser construída em casa, é basicamente uma caixa de madeira com lâmpadas dentro). enfim, existem laboratórios sofisticadíssimos para revelação de telas de serigrafia, mas é super possível fazer tudo em casa ou mesmo ao ar livre, sem precisar de um quarto completamente escuro para revelação (eu já vi isso acontecer e dá certo!). a principal dica que eu quero dar é: se você achar algum tutorial por aí que fala de quartos de revelação super fechados e tudo mais, não se preocupe. aproveite as informações sobre tempo de exposição à luz e faça no seu banheiro, sala, quarto -- eu arriscaria até a varanda ou qualquer outro lugar ao abrigo do sol.

boa sorte, e compartilhe seus desenhos!
11 de May de 2008, às 22h46 por 201.20.227.123 -
Linhas 1-17 adicionadas
oi!

costuma-se chamar 'tela de serigrafia' uma tela de tecido sintético esticada num bastidor de madeira qualquer onde o tecido sintético tem alguns 'poros' (os buraquinhos do tecido) obstruídos.

o objetivo final é colocar essa tela sobre uma superfície qualquer (uma camiseta ou adesivos, por exemplo) e fazer passar tinta pelos seus poros com ajuda de um rodinho (ou de uma tampa de fita kt se a tela for reta). a tinta não passará pelos poros obstruídos, assim é possível fazer um desenho composto de poros obstruídos e desobstruídos na tela. o que vai aparecer na camiseta -- ou outra superfície escolhida -- é o negativo do desenho na tela.

algumas conclusões muito legais que já podemos tirar até aqui:

-> 1 - é possível fazer telas de serigrafia de inúmeras formas, já que o 'bastidor' pode ter a forma que você quiser.

-> 2 - é possível fazer serigrafia sobre inúmeras superfícies, já que você pode usar tintas diferentes adequadas para a superfície que escolher.

-> por exemplo, uma vez eu fui numa oficina de serigrafia que tinha uma tela para fazer serigrafia num mouse. o bastidor tinha sido construído de forma que o tecido esticado tivesse o formato do mouse, foi construído um rodinho adequado para o mouse (com a borrachinha curva) e a tinta usada era apropriada para aderir ao material do mouse e era branca! (não são muitos os métodos de impressão que possibilitam o uso de tinta branca).

continuando:
Editar - Histórico - Imprimir - Mudanças Recentes - Buscar
Pagina modificada em 13 de May de 2008, às 20h25