kk2011

Mudanças Recentes - Buscar:



editar

Copyleft

Copyleft: esquerda autoral, todos os direitos invertidos!

opõe-se ao copyRIGHT como a esquerda se opõe à direita.
opõe-se aos "sinistros" direitos autorais.
pode usar livremente o que lhe aprouver, desde que você não reivindique os direitos autorais do que usar.

o copyleft vem sendo crescentemente utilizado por grandes coorporações, aliado a idéia do trabalho colaborativo, para rastrear nossas redes sociais, hábitos e sonhos e fazer disso uma grande mercadoria.

a mega organização missionária Summer Institute of Linguistics ou Sociedade Internacional de Linguistica (SIL), vem se aproveitando de suas fontes 'livres', que como outros itens 'livres' traz uma licença de caráter viral ("você pode copiar e tal desde que o que for gerado também tenha essa licença") para manter controle sobre novos caracteres adicionados a estas fontes e, assim, manter controle sobre línguas, povos e ações de pessoas cujo os interesses vão contra o uso e aprendizado de línguas para evangelização.

O mecanismo copyleft foi desenhado para constranger a possibilidade da expropriação proprietária (roubo legalizado, em outras palavras), com a condição da livre utilização respeitar sua condição de liberdade (de circular livremente, isto é, gratuita e mutante). Diz que qualquer pessoa que distribui programas, com ou sem alterações, precisa passar pra frente a liberdade de copiar e alterar. A prática copyleft garante que qualquer usuári@ tenha liberdade de acesso, inclusive de contribuir com o projeto e trabalhar para melhorar os programas e outras inventividades.

Editar - Histórico - Imprimir - Mudanças Recentes - Buscar
Pagina modificada em 19 de April de 2008, às 02h59