kk2011

Mudanças Recentes - Buscar:



editar

Da Pra Usar Software Livre

um amigo me perguntou:

Entonces, to aqui num trabalho de convencimento (hehe) de um compa a começar a testar ferramentas livres de vetorizaçao e editoraçao. O que vc me recomenda?! O que vc ta usando?! Com ferramentas livres vc ta conseguindo ter uma boa relação com as gráficas?! Ainda não tem como abandonar os proprietários pra fazer um trampo profissional?! O Inkscape segura a onda?!

a minha resposta:

rola de fazer trampo profissional usando só software livre. mas a gente devia cobrar o dobro do preço, porque dá o dobro de trabalho e leva o dobro de tempo.

é legal depois que você pega umas manhas, porque os programas têm muitos bugs e você tem que se acostumar a driblar os bugs, digamos que dá pra fazer tudo, mas não é muito confortável. hoje em dia eu amo o inkscape. comecei usando o programa instalado no windows mesmo (tem versão pra windows) e fui me acostumando. acho bem bacana, conheço as limitações, então antes de fazer o trabalho eu já sei se rola ou não de fazer no inkscape. o scribus infelizmente ainda não é um bom programa. e o gimp quebra um galho pro básico. eu uso mais o inkscape mesmo, pra desenho vetorial é ótimo. mas, como eu falei, não é muito confortável... por exemplo, ainda não é possível ter várias páginas no mesmo arquivo, então se você vai fazer um panfleto (que é uma coisa bem simples) no inkscape, você vai ter que fazer a frente num arquivo e o verso em outro arquivo. o pessoal da gráfica geralmente estranha e acha que, porque você fez isso, você não é profissional... então é meio chatinho, você tem que botar uma banca, mostrar que entende do assunto, se não o pessoal joga a culpa toda no seu 'software livre' caso alguma coisa saia errada, pra nós mulheres é pior ainda, eles tratam como se a gente não entendesse do assunto e como se a gente tivesse feito a escolha pelo software errado: "você não conhece os softwares da adobe?" talvez se fosse um homem, eles iam achar que o inkscape é a maior inovação tecnológica e que eles é que estão precisanso se atualizar...

por outro lado, tem um monte de gente que valoriza o trabalho ser feito em software livre, tem cliente que exige isso mesmo, só pra poder escrever 'feito com software livre' e agregar valor ao produto rerere... enfim...

eu concordo com os princípios do conhecimento livre, por motivos ideológicos mesmo, e foi por isso que eu penei tanto pra aprender a usar essas ferramentas. eu acho massa mesmo. mas o que eu tou contando aqui é o lado da relação com o mercado. se o cliente for tosco e você não estiver querendo dor de cabeça, então acho que não faz muita diferença usar software proprietário (pirata!!!) ou livre. se usar o software proprietário for te poupar tempo pra você ir numa manifestação ou dar rolê com xs brothxr de luta, então vai nessa! =)

ah, vale acrescentar que o fato do software ser livre não significa que a galera que usa e que desenvolve o software é massa. aliás, eu estou bem cansada de trombar com uns caras do software livre que são bem misóginos, fora algumas propagandas pró-software livre que são altamente sexistas.

Editar - Histórico - Imprimir - Mudanças Recentes - Buscar
Pagina modificada em 10 de October de 2008, às 15h11