kk2011

Mudanças Recentes - Buscar:



editar

Ficcao Cientifica Feminista

Ficção Científica Feminista

Apesar da ficção científica ser um campo majoritariamente composto por homens, desde a década de 70 existe, principalmente nos EUA um crescimento na proporção de mulheres escrevendo dentro desse gênero literário, e além disso, escrevendo FC com uma perspectiva de gênero.

Algumas escritoras/escritos já se tornaram clássicos nessa nova ramificação de ficção científica que se mistura com a crítica feminista, como o The Female Man de Joanna Russ, Herland de Charlotte Gilman Perkins (livro que apesar de ter sido escrito no começo do século XX só foi editado em 1971), Dispossessed da Ursula Le Guin, Kindred da Octavia E. Butler .

Aproveitando-se da tendência à crítica social que a própria ficção científica possui, o que essas mulheres vão fazer é imaginar histórias que sacudam/denunciem/fraturem situações patriarcais com as quais nós leitoras estamos acostumadas. Por isso, muitas vezes, as histórias giram em torno de situações de utopia ou distopia.

A Ficção Científica Feminista orienta-se para o desejo e a esperança de uma situação não-patriarcal, segundo Frances Bartkowski em seu Feminist Utopias:

“o espaço imaginado {da ficção utópica feminista} sempre implicou o aqui e agora de sua produção, seja implícita ou explicitamente. Essas ficções utópicas feministas nos contam tanto sobre o que é possível desejar, quanto sobre o que é necessário esperar. Elas são contos que impossibilitam e possibilitam condições de desejo."

Muitas ficções (não necessariamente científicas) feministas tentam trazer a teoria para a escrita, usar a ficção como uma experimentação da teoria - subverter as categorias de gênero através da escrita. Um bom exemplo disso é Les Guerrilleres de Monique Wittig. Nos EUA muita produção acadêmica tem sido feita a partir desses textos e existe uma comunidade grande de pessoas pensando o feminismo com os olhos da ficção científica. E parece que a utilização do texto literário como ferramenta para crítica e pensamento feministas abre novas possibilidades.

conheça o wiki feminist sci-fi http://wiki.feministsf.net/

Editar - Histórico - Imprimir - Mudanças Recentes - Buscar
Pagina modificada em 17 de April de 2008, às 15h18