kk2011

Mudanças Recentes - Buscar:



editar

Linguagem Exlusiva

aqui vamos juntando algumas frases -- achadas por aí -- que ao fazerem uso do masculino neutro acabam denunciando a incapacidade desse masculino para contemplar a todxs. é uma falácia! kkkkkk

Atentado deixa 20 mortos e mais de 70 feridos no Paquistão. Há crianças e mulheres entre os mortos.

se as palavras masculinas mortos e feridos fossem mesmo neutras, então não seria necessário explicar que há crianças e mulheres entre os mortos. esse tipo de frase é muito comum em jornais de notícias. eu nunca vi num jornal que disse há homens entres os mortos. porque é como se os homens pudessem estar em todos os lugares...

outro exemplo, mas não muito bom:

Naquela aldeia, todos saem para pescar pela manhã. As mulheres ficam preparando a farinha de mandioca.

nesse caso, todos é usado como sinônimo de homens. a inversão soa estranha: naquela aldeia, os homens saem para pescar pela manhã. Todas ficam preparando a farinha de mandioca. porque nossos ouvidos estão adestrados pelo sexismo.

uma anedota:

depois do almoço, o pai foi levar o filho à escola e no caminho sofreram um acidente. foram socorridos por uma abulância e levados ao hospital. chegando ao hospital, um *membro da equipe médica* disse: "não posso opera-lo, é meu filho". quem é esse membro da equipe médica?

  • membro da equipe médica* pode ser substituído por *um dos médicos na equipe de plantão* e nos dois casos, com o uso do masculino neutro, a possibilidade desse médico ser a mãe do menino fica completamente invisibilizada. entretanto, mesmo usando *uma pessoa na equipe médica*, que é inclusivo, raramente as pessoas respondem que essa pessoa é a mãe... tenho modificado esse texto de várias formas e a mãe quase sempre fica de fora... tate, acho que uma idéia legal é, se a turma for cheia, formar grupos e cada grupo receber a anedota escrita de formas diferentes e ver os diferentes resultados. me conta depois o que rolou!
Editar - Histórico - Imprimir - Mudanças Recentes - Buscar
Pagina modificada em 25 de August de 2009, às 16h04